Seja bem-vindo
Campo Largo,11/12/2024

  • A +
  • A -

DEFESA CIVIL RESGATA FAMÍLIAS DE ALAGAMENTOS E ATENDIMENTOS CONTINUAM MESMO COM TRÉGUA DA CHUVA

Volume e intensidade foram altos e causaram inundações e deslizamentos em diversas regiões de Campo Largo. Ainda há previsão de tempo chuvoso hoje à noite e equipes seguem monitorando áreas vulneráveis


DEFESA CIVIL RESGATA FAMÍLIAS DE ALAGAMENTOS E ATENDIMENTOS CONTINUAM MESMO COM TRÉGUA DA CHUVA Foto: Divulgação / Defesa Civil Campo Largo

Choveu em Campo Largo, desde a última sexta-feira (06) até hoje (10), um volume acumulado de 213 mm, considerado bastante alto e equivalente, muitas vezes, ao que chove em um mês. Só para se ter uma ideia, um milímetro de chuva equivale a um litro de água por metro quadrado. Mas na noite desta segunda-feira (09) também foi destaque a intensidade da precipitação, o que elevou o nível da água rápido e causou mais estragos, desalojando famílias de suas casas. 

“A ajuda de líderes comunitários e Associações de Moradores é fundamental nesse momento. Pedimos que, na hora da necessidade, com a casa alagada, enquanto aguardam ajuda da Defesa Civil, pedimos aos moradores que também peçam auxílio das lideranças locais”, informa a diretora de Apoio Técnico e Controle da Prefeitura, Cristiane Jaskievcz. Em caso de emergência, acione o número 199 da Defesa Civil em caso sem vítimas, ou ligue 193 para o Corpo de Bombeiros nos casos com vítimas.

Serviços suspensos - O transporte escolar está suspenso no interior do município, nesta terça-feira (10) e quarta-feira (11) - hoje e amanhã -, devido aos deslizamentos de terra que causaram interdição de vias. Também o trajeto da Caravana SVD de Natal, devido ao mau tempo, não aconteceu na noite de ontem (09) e foi transferido para a próxima sexta-feira (13).

Ocorrências em menos de 24h - Os casos mais delicados foram atendidos pela equipe da Defesa Civil de Campo Largo, alguns em conjunto com o Corpo de Bombeiros, no auxílio de famílias em risco. No Jardim Lise (Cavam), que fica no bairro Itaboa, duas famílias tiveram que sair de suas casas, cada uma com 6 pessoas, e outras três também foram acolhidas. Ao todo, 17 pessoas tiveram que sair de suas residências, transportadas em um micro-ônibus, sendo 6 encaminhadas para casas de familiares e 11 alocadas em local cedido pela Prefeitura Municipal (a Casa Reviver), com apoio da assistência social municipal para atendimento e cadastramento das famílias. Elas serão mantidas até quarta-feira (11) no abrigo, por precaução, e estão assistidas com alimentação, segurança e higiene.

Em algumas regiões a água chegou na altura da cintura, e nesses casos a Defesa Civil fez a abordagem de casa em casa e ofereceu resgate e transporte, ações que foram madrugada adentro. “A situação foi complicada ontem, trabalhamos bastante indo até algumas regiões que foram alagadas, realizamos abordagens e vistorias. Teve lugares em que a água subiu muito rápido e era perigoso permanecer, inúmeras casas alagadas, mas felizmente conseguimos tirar algumas famílias e levá-las em segurança”, contou o diretor de operações da Defesa Civil Municipal, Maicon de Lima Soares.

Ele continua os atendimentos ao longo desta terça-feira, junto com a equipe municipal, pois mesmo com a trégua ainda há riscos, pois há áreas ainda inundadas e com o solo se movimentando, extremamente úmido, o que pode acarretar ainda deslizamento de terras. Áreas já vistoriadas seguem sendo monitoradas, bem como a vazão dos rios que cortam o município. E ainda há previsão de chuva leve no fim da tarde para a noite de hoje.

Regiões afetadas - A Escola Municipal Luiza Gonçalves Monteiro, em Bateias, precisou liberar os estudantes na tarde de ontem (09), pois o nível da água estava muito alto no córrego que passa ao lado e a instituição chegou a ter um leve alagamento. Também em Bateias aconteceu um deslizamento de terra e uma árvore bloqueou a estrada. 

Além dos resgates no Jardim Lise e Cavan, as equipes municipais registraram ocorrências de alagamentos na Estrada do Galarda, Estrada da Sereia, Estrada do Itambezinho (conhecido como “vorta do poço”) no sentido Três Córregos, Itaqui e áreas do interior. Outros dois locais que exigiram atenção foram o Cercadinho (que teve uma área com inundações após rompimento de barragem de pequeno porte) e a Colônia Dom Pedro (com um desmoronamento que derrubou 5 postes).

Cocel - Desde o início das chuvas foram 237 ocorrências já atendidas pela concessionária, algumas de grande abrangência - necessidade de troca de vários postes em um mesmo atendimento. E, de ontem para hoje, novas ocorrências foram registradas com quebra de postes no Passaúna, São Pedro, São Silvestre e Três Córregos.

Em caso de falta de energia não programada, a Cocel solicita que a população avise por um dos canais oficiais, tendo o número da unidade consumidora em mãos. São eles: o aplicativo Cocel Mobile (gratuito, disponível para Android e iOS), ou o número de Whatsapp (41) 99123-2121, ou via ligação gratuita para 0800-7262121, ou ainda envio de SMS para (41) 99106-9146.

Receba alertas da Defesa Civil diretamente no seu celular. É simples e gratuito: basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua região para o número 40199 e pronto! Você receberá logo em seguida a confirmação do cadastro no sistema de alerta.

SERVIÇO:

TELEFONES PARA CASOS DE EMERGÊNCIA:

- Defesa Civil: 199 (sem vítimas)

- Corpo de Bombeiros: 193 (com vítimas)

- Guarda Municipal: 153 / (41) 3291-5153 / (41) 99793-0077 (WhatsApp) e também pelo aplicativo gratuito "153 Cidadão"

Publicidade
Contato TV Campo Largo

Seja você o repórter, envie sua matéria ou sugestão de pauta para nossa redação pelo e-mail contato@tvcampolargo.com.br ou para o WhatsApp (41) 98745-2788.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.