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Campo Largo,04/12/2024

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Curitiba dá início a testes pioneiros de delivery por drones

Em parceria com a Atech, empresa do Grupo Embraer, a capital paranaense se torna laboratório para um projeto que visa revolucionar a logística no Brasil.


Curitiba dá início a testes pioneiros de delivery por drones

Curitiba se consolida como referência em inovação ao receber o projeto piloto de entrega de produtos por drones, uma iniciativa em parceria com a Atech, do Grupo Embraer. Em evento realizado no Parque Tanguá, o prefeito Rafael Greca celebrou a ocasião com entusiasmo, destacando que “não há limite para a inovação quando ela é compartilhada com toda a população”.

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O marco inicial do projeto foi simbolizado pelo voo de um drone que entregou uma placa comemorativa ao prefeito. O equipamento, 100% brasileiro e produzido pela Embraer, realizou uma breve demonstração, percorrendo cerca de 900 metros no parque. A demonstração utilizou drones do tipo VLOS (Visual Line Of Sight), que requerem controle visual direto do operador.

A previsão é que os testes mais avançados, previstos para 2025, utilizem drones BVLOS (Beyond Visual Line Of Sight), aptos a realizar entregas em distâncias maiores e em ambientes urbanos complexos.

O projeto está sendo conduzido sob o “Sandbox Regulatório de Curitiba”, criado em 2021 e atualizado por uma legislação sancionada em 2024, que permite a execução de testes experimentais de novas tecnologias. Essa flexibilidade jurídica foi determinante para que Curitiba fosse escolhida como sede dos estudos. Além disso, a presença do Cindacta II (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) na cidade facilita a articulação com órgãos reguladores.

Rodrigo Persico, CEO da Atech, elogiou a escolha de Curitiba, ressaltando o histórico da cidade como polo de inovação. Ele destacou que os testes buscam viabilizar uma infraestrutura segura e escalável para drones no espaço aéreo urbano, colocando o Brasil na corrida tecnológica global por esse tipo de serviço.

Os estudos incluem a análise do espaço aéreo urbano, com desafios específicos como a presença de edifícios, áreas verdes, redes de energia e variações climáticas. A proposta é que o projeto contribua para o desenvolvimento de padrões operacionais seguros, em conformidade com as exigências do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

O uso de drones para delivery já é realidade em países como China e Estados Unidos, onde empresas como Amazon e Walmart têm operações em fase avançada. No entanto, o diferencial do projeto brasileiro é a utilização de tecnologia nacional aliada a padrões internacionais, consolidando Curitiba como um modelo de inovação logística.

O Parque Tanguá, palco do evento, reforça sua posição como um símbolo de modernidade e sustentabilidade, recebendo inovações que aliam tecnologia e bem-estar social.

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