Paraná pode enfrentar semana mais chuvosa em seis meses, aponta MetSul
Previsões indicam acumulados superiores a 100 mm em diversas cidades do Paraná e Santa Catarina
O Paraná poderá vivenciar nos próximos dias a semana mais chuvosa registrada em seis meses, conforme dados da MetSul. A previsão climática revela que o Estado, juntamente com Santa Catarina, deverá receber os maiores volumes de chuva, com acumulados que podem ultrapassar os 100 mm. Esse período chuvoso marca a transição do final do inverno seco para a primavera úmida.
As chuvas são aguardadas com grande expectativa, pois além de trazer alívio às altas temperaturas recentes, podem reduzir a incidência de queimadas, como as que têm afetado o estado de São Paulo. A última vez que capitais como Brasília e Belo Horizonte registraram chuvas significativas foi em abril deste ano.
Apesar do benefício das precipitações, a MetSul alerta para o risco de temporais com granizo, vendavais isolados e alagamentos, especialmente nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. O fenômeno é resultado de instabilidades provocadas por uma atmosfera aquecida, que favorece o movimento de ar ascendente (convecção). Algumas cidades também poderão enfrentar problemas de visibilidade causados por nuvens de poeira levantadas por ventos fortes.
São Paulo: mudança de tempo prevista para quarta-feira
Enquanto o Paraná se prepara para enfrentar fortes chuvas, São Paulo ainda deve registrar temperaturas altas até terça-feira, com máximas de até 33ºC. Contudo, a partir de quarta-feira (9), a chegada de uma frente fria deve alterar o cenário, trazendo chuva moderada e quedas nas temperaturas, que podem chegar a 25°C durante o dia e 17°C à noite, conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).
COMENTÁRIOS