Seja bem-vindo
Campo Largo,26/10/2024

  • A +
  • A -

Com 41% das prefeituras, Ratinho Junior reafirma a força do PSD no Paraná

Governador consolida liderança política no estado ao eleger 162 prefeitos nas eleições de 2024, reforçando o capital eleitoral do PSD


Com 41% das prefeituras, Ratinho Junior reafirma a força do PSD no Paraná

O PSD, partido liderado no Paraná pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, foi o grande vencedor das eleições municipais de 2024, elegendo 162 prefeitos em um total de 399 municípios, o que corresponde a 41% das prefeituras do estado. Esse resultado reforça o poder político de Ratinho Junior como o principal articulador das vitórias da legenda, consolidando o PSD como a maior força política do Paraná. O desempenho foi fundamental para que o partido também se tornasse o que mais elegeu prefeitos no Brasil, com 882 eleitos.

Publicidade
Além do Paraná, o PSD se destacou em outros estados como Sergipe (34,6%), São Paulo (32%), Piauí (29%) e Bahia (27,6%). No Sul do Brasil, o partido teve um desempenho expressivo, elegendo 13,9% dos prefeitos em Santa Catarina e 2,4% no Rio Grande do Sul. No entanto, o Paraná foi o principal destaque, concentrando quase 20% das prefeituras do PSD em todo o país.

O resultado de 2024 superou o desempenho já expressivo de 2020, quando o PSD elegeu 128 prefeitos no estado. O partido ampliou sua presença em mais 32 cidades paranaenses e ainda poderá aumentar esse número, caso os favoritos Eduardo Pimentel, em Curitiba, e Tiago Amaral, em Londrina, confirmem as vitórias no segundo turno.

Além do sucesso do PSD, Ratinho Junior também teve um papel decisivo na eleição de aliados de outros partidos que compõem sua base de apoio, como o PL, que elegeu 52 prefeitos. Dentre os eleitos estão figuras importantes como o General Silva e Luna em Foz do Iguaçu, Renato Silva em Cascavel e Denilson Baitala em Guarapuava, que conseguiu uma virada histórica com o apoio do governador.

Com as eleições municipais de 2024 praticamente encerradas, Ratinho Junior volta seus esforços para os dois maiores colégios eleitorais do Paraná – Curitiba e Londrina – onde os candidatos do PSD também lideram a disputa. Eduardo Pimentel, atual vice-prefeito e ex-secretário estadual, obteve 33,5% dos votos no primeiro turno em Curitiba, enquanto Tiago Amaral, deputado estadual, conquistou 42,7% em Londrina, consolidando o favoritismo para o segundo turno.

Publicidade
Contato TV Campo Largo

Seja você o repórter, envie sua matéria ou sugestão de pauta para nossa redação pelo e-mail contato@tvcampolargo.com.br ou para o WhatsApp (41) 98745-2788.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.