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Campo Largo,19/09/2024

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Integração do Transporte Público entre Campo Largo e Curitiba: Uma Promessa Irreal ou Simples Engano?

Promessa de Integração Imediata: Mito Eleitoral ou Desrespeito com a Realidade?


Integração do Transporte Público entre Campo Largo e Curitiba: Uma Promessa Irreal ou Simples Engano?

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Nos últimos meses, a integração do transporte público entre Campo Largo e Curitiba tem sido apresentada por alguns políticos como uma solução fácil e rápida para os problemas de mobilidade urbana. Entretanto, afirmar que essa mudança pode ser implementada "de imediato" não passa de uma ilusão. A verdade, que poucos querem admitir, é que esse processo envolve etapas complexas e demoradas, o que torna qualquer promessa de uma integração rápida uma clara tentativa de enganar a população. Quem afirma que isso será feito imediatamente mente e confunde o eleitor.

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A Realidade por Trás da Integração: Um Processo Demorado

Ao analisar outras cidades da Região Metropolitana de Curitiba, como São José dos Pinhais, Araucária e Pinhais, que possuem transporte integrado, vemos que esse tipo de mudança não acontece da noite para o dia. Todos esses municípios passaram por longos processos de negociação, investimentos em infraestrutura e ajustes tarifários antes que a integração fosse concretizada. Acreditar que Campo Largo pode fazer o mesmo em questão de poucos meses é ignorar completamente a complexidade envolvida.

Negociações Intermunicipais: O Primeiro Obstáculo

O primeiro e talvez um dos maiores desafios para a integração do transporte público entre Campo Largo e Curitiba é a necessidade de um acordo intermunicipal. As prefeituras de ambas as cidades precisariam entrar em um consenso sobre vários aspectos, incluindo a divisão dos custos, rotas, manutenção e gestão do sistema. Não se trata apenas de mudar o itinerário de alguns ônibus, mas de criar um consórcio de transporte com regras e responsabilidades claras.

Este processo de negociação, que envolve também o Governo do Estado do Paraná, através da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC), pode facilmente levar de 6 meses a 1 ano, ou até mais, dependendo do grau de colaboração entre as prefeituras e a disposição política das partes envolvidas. Se essas negociações forem conduzidas sem pressa e com o devido cuidado, o prazo pode ser cumprido. Porém, na prática, é comum que esse tipo de diálogo se arraste devido a interesses conflitantes.

Infraestrutura: Campo Largo Está Preparada?

Outro ponto que muitos políticos evitam discutir é a questão da infraestrutura. Atualmente, Campo Largo não possui a rede de transporte necessária para acomodar uma integração imediata com Curitiba. Terminais de ônibus precisarão ser construídos ou reformados, e a cidade deverá criar pontos de conexão com o sistema de transporte de Curitiba para garantir que os passageiros possam fazer baldeações de maneira eficiente. Terminais como o Capão Raso, Campo Comprido e CIC necessitam de ajustes específicos para absorver a demanda de passageiros vindos de Campo Largo.

Além disso, as rotas de ônibus em Campo Largo teriam que ser reorganizadas para conectar-se aos terminais e linhas principais de Curitiba. Isso exigiria estudos de viabilidade, projetos de engenharia e uma reformulação completa do sistema de transporte da cidade, o que poderia levar de 1 a 2 anos, dependendo da complexidade das obras e da disponibilidade de recursos. Um exemplo claro dessa dificuldade é a demora na construção de novos terminais em cidades vizinhas de Curitiba, que, em alguns casos, levou anos para serem finalizados.

Tarifa Unificada: Um Desafio Econômico e Político

Um dos principais benefícios da integração seria a criação de um sistema tarifário unificado, permitindo que os passageiros utilizem o mesmo bilhete ou cartão de transporte tanto em Campo Largo quanto em Curitiba, sem precisar pagar mais pela baldeação. No entanto, implementar esse sistema não é tão simples quanto parece. A integração tarifária envolve ajustes complexos nas tarifas e nos subsídios, exigindo um acordo entre as empresas de transporte que operam nas duas cidades.

Para que isso ocorra, seria necessário implantar um novo sistema de bilhetagem eletrônica em Campo Largo, compatível com o utilizado em Curitiba, e negociar o preço da tarifa, que atualmente é mais baixo em Campo Largo. Tal ajuste poderia resultar em aumento de tarifas ou na necessidade de subsídios governamentais para cobrir a diferença, o que demandaria novas negociações e planejamento financeiro. Estima-se que a unificação tarifária possa levar de 1 a 2 anos para ser implementada.

Processo Legislativo e Burocrático: Mais Um Obstáculo no Caminho

Além dos desafios técnicos e logísticos, a integração também precisaria passar por trâmites burocráticos e legislativos. Qualquer alteração no sistema de transporte público de Campo Largo deverá ser aprovada pela Câmara de Vereadores, e ajustes tarifários ou subsídios precisam passar pelo crivo da legislação municipal e estadual. Esse processo burocrático pode demorar de 6 meses a 1 ano, especialmente se houver oposição política ou outros interesses envolvidos.

Um exemplo desse tipo de demora é visto em projetos semelhantes de transporte em outras cidades do Brasil. Em São Paulo, a tentativa de integrar os sistemas de transporte entre a capital e municípios vizinhos, como Guarulhos, enfrentou atrasos de vários anos devido a obstáculos políticos e questões financeiras. Campo Largo dificilmente seria uma exceção a essa regra.

Promessas Falsas: Quem Está Tentando Enganar?

Diante de todas essas dificuldades, fica claro que qualquer político que prometa a integração imediata do transporte público entre Campo Largo e Curitiba está, no mínimo, desinformado – ou, pior, deliberadamente tentando enganar o eleitorado. Esse tipo de promessa populista pode soar bem em discursos, mas não se sustenta diante da realidade.

Dizer que a integração pode ocorrer "nos primeiros meses" de uma administração é uma mentira, uma tentativa de ganhar votos com base em ilusões. A verdade é que, mesmo que todos os fatores necessários se alinhassem de forma perfeita – algo raro na política –, o processo levaria no mínimo 2 anos, e mais provavelmente de 3 a 5 anos, para ser completamente implementado.

Conclusão: O Eleitor Merece Transparência

A integração do transporte público entre Campo Largo e Curitiba é, sem dúvida, um objetivo importante e que beneficiaria muito a população. No entanto, é necessário que os eleitores estejam cientes da realidade por trás desse processo. Ele não é simples, não é rápido, e certamente não pode ser feito de imediato, como muitos candidatos querem fazer parecer.

A população merece representantes que trabalhem com a verdade, apresentem prazos realistas e expliquem as etapas necessárias para alcançar essa integração. Somente assim será possível construir um sistema de transporte eficiente, integrado e sustentável, sem criar falsas esperanças ou promessas vazias.

Matéria: Marcopolo Pais

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